Phone: E-mail: contato@myriamdurante.com.br
Português - Brasil Inglês Espanhol
Press

23 June 2013

Blog Papo com Cris – Ambiente agressivo e pouco amistoso é o que mais ..

Em 23/06/2013, o blog papocomcris.wordpress.com publicou matéria sobre a pesquisa de Estresse no Ambiente Corporativo realizada pelo IPOM. Confira!

Ambiente agressivo e pouco amistoso é o que mais provoca estresse no ambiente corporativo, revela pesquisa

Para muitos brasileiros, o trabalho pode ser uma grande fonte de estresse e ansiedade. Prazos apertados, reuniões que consomem horas, demandas dos clientes e cobranças dos chefes. Enfim, motivos não faltam para o trabalhador se sentir próximo do seu limite. A pergunta que fica é: quais são os fatores que geram esses distúrbios, considerados os males do século?

De acordo a pesquisa do IPOM – Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente – o ambiente tenso e pouco amistoso é o que mais provoca estresse no ambiente corporativo. Das cerca de mil e quinhentas pessoas consultadas entre maio de 2012 e maio de 2013, a maioria, 38%, respondeu que a convivência com chefes e colegas agressivos e mal-humorados é o principal causador desse dano.

Outros 23% afirmaram que o excesso de trabalho é o motivo, enquanto 18% dos entrevistados apontaram que é a pressão por resultados o que os deixa à beira de um ataque de nervos. Busca da perfeição (11%) e medo da demissão (7%) foram as outras respostas citadas.

Segundo a psicoterapeuta e presidente do IPOM, Myriam Durante, que coordenou a pesquisa, os dados comprovam que muitas empresas têm um ambiente nocivo à saúde. “Já havíamos feito uma pesquisa mais abrangente sobre o tema, mas decidimos focar no ambiente de trabalho em função do aumento das queixas dos consultados. Fomos investigar o que está por trás desse problema, que atinge cerca de 70% da população economicamente ativa do país”, explica a especialista.

Para amenizar o estresse em seu ambiente corporativo, as empresas podem adotar medidas simples e eficazes. “Recomendo palestras de auto-relaxamento, em que os colaboradores aprendem a aliviar a tensão acumulada. A solução encontrada por algumas empresas americanas foi criar espaços para que os funcionários pudessem relaxar, por um período de 20 minutos, sem hora marcada. Resultado: todos acordam mais produtivos, como se estivessem no início da jornada”, explica a psicoterapeuta.

Dicas para administrar o estresse no ambiente corporativo:

  1- Aprenda a relaxar. Com a prática, você se tornará capaz de bloquear completamente a reação do estresse. Acesse o link:

http://www.myriamdurante.com.br/relaxamento.php

  2 -  A respiração lenta e profunda. A prática da respiração profunda nos ajuda a estar despertos, a nos conectar com nós mesmos, indo cada vez mais fundo. Exercícios diários de pelo menos 15 minutos funcionam como coadjuvantes nos tratamentos de distúrbios como: hipertensão arterial, ansiedade e dor crônica.

3 – Praticar atividades ao ar livre: caminhar, andar de bicicleta ou correr apenas para dar um passeio sem compromisso. Tudo isso conta.

4 – Criar tempo: para os filhos, marido ou namorado, amigos, não importa. Estar perto de pessoas queridas ajuda a reorganizar a mente. Faça disso uma prioridade.

5 – Dormir bem: o ideal é ter de seis a oito horas de sono por noite, para garantir um dia mais relaxado na manhã seguinte.

6 – Cuide da sua autoestima, não permita que críticas ou ofensas abalem a sua confiança em si mesmo.

Sobre Myriam Durante - www.myriamdurante.com.br

Myriam Durante é psicoterapeuta holística e hipnóloga, além de ser fundadora e presidente do IPOM – Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente. A especialista faz parte do GEH – Grupo de Estudo de Hipnose – ligado ao departamento de psicobiologia da Unifesp, e do ISMA – International Stress Management Association. Nesse ano foi palestrante no 3º Congresso Sul-Americano de Hipnose, o HIPNOSUR, onde apresentou estudos ligados doenças psicossomáticas. O relaxamento criado pela especialista está no Youtube e já foi visto por mais de 40 mil pessoas em 87 países. Para assistir aos vídeos e saber mais sobre a especialista acesse o site www.myriamdurante.com.br.

Confira a matéria original: http://papocomcris.wordpress.com/2013/06/23/ambiente-agressivo-e-pouco-amistoso-e-o-que-mais-provoca-estresse-no-ambiente-corporativo-revela-pesquisa/