Phone: E-mail: contato@myriamdurante.com.br
Português - Brasil Inglês Espanhol
Press

02 September 2013

Blog Papo com Cris – Dicas para evitar que o estresse afete o ...

Em 02/09/2013, o blog papocomcris.wordpress.com publicou matéria sobre as orientações da Myriam Durante para evitar que o estresse afete o relacionamento a dois. Confira!

Cada vez mais o estresse faz parte da vida das pessoas. Seja pela correria do dia a dia, ou pelo excesso de tarefas que temos para fazer, não são poucos os que se queixam que não têm tempo livre para si mesmo e se sentem estressados. Para quem tem um companheiro, o desafio é não permitir que a energia negativa do estresse atinja o relacionamento. Quem nunca descontou no parceiro (ou parceira) aquela raiva que sentiu no trabalho e foi obrigado a engolir, que atire a primeira pedra!

Segundo a psicoterapeuta holística e presidente do IPOM (Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente), Myriam Durante, é possível sim adotar algumas medidas práticas para preservar a vida amorosa dos abalos do dia a dia. O primeiro passo, segundo a especialista, é aceitar nossa própria limitação humana tendo consciência de que é preciso aprender a lidar com o estresse e as emoções negativas que vez ou outra nos invadem.

“Aos poucos você vai acumulando situações desagradáveis do dia a dia que não pode extravasar no trabalho, por exemplo, e aquilo vai te irritando. Chega uma hora que você desconta, geralmente em quem você tem mais intimidade, ou seja, quem está ao seu lado, mesmo que não tenha culpa. Para não chegar nesse ponto, é preciso se conscientizar dos próprios limites para aprender a estabelecer prioridades, delegar tarefas e, principalmente, para não se frustrar tanto no final do dia”, explica.

De acordo com Myriam, antes de se descontrolar e descontar o estresse no parceiro, vale aprender a controlar o próprio corpo, começando pela respiração. “Em uma situação de estresse você começa a respirar rápido, o coração acelera, o corpo todo fica tenso e você sente um aperto na garganta. Nesse momento, procure fazer um relaxamento: pare o que estiver fazendo, respire profundamente e devagar, soltando o ar lentamente pelo nariz. Respire cada vez mais profundamente, até sentir que os músculos estão relaxados”, aconselha.

Confira a seguir outras dicas para não permitir que o estresse contamine o seu relacionamento:

1 – Converse com o seu companheiro abertamente. Se aconteceu algo que te desagradou, não guarde mágoas ou segredos, nem evite assuntos delicados. Fale tudo, mas escolha a hora certa. Quando sentir que está com o corpo em posição de ataque, espere se acalmar, faça uma caminhada, tome um banho, um vinho, relaxe. E só depois fale.

2- Pequenos problemas devem ser resolvidos no dia a dia. Não adie, nem acumule. Procure ser objetivo e converse tendo em vista as soluções. Não use esse momento para falar sobre queixas do passado ou outros assuntos. Seja pontual.

3 -Se teve um dia difícil no trabalho, procure ir relaxando no caminho para casa. Ouça uma música, medite, vá limpando o seu corpo e a sua mente das emoções negativas que acumulou ao longo do dia.

5- Mesmo que esteja exausto, chateado e irritado, quando encontrar o seu companheiro, olhe nos olhos dele profundamente, mesmo que só por um instante. Pode ser o tempo que você precisa para ver, se sentir seguro e perceber que está diante de uma pessoa que lhe quer bem. Desarme o seu espírito.

6 –Transforme as refeições em momentos de alegria. Seja gentil e sente-se à mesa com o propósito de fazer o outro feliz, de compartilhar com ele paz, carinho e amor.  Aproveite esse tempo para sonhar junto com a pessoa amada, fazer planos e falar de coisas boas que vocês querem realizar a dois.

7- O estresse adora se instalar onde há rotina, portanto, fuja dela! Procure fazer coisas diferentes, simples e prazerosas. Tomar café da manhã em uma padaria, sem pressa, caminhar em um parque, comer um pastel na feira. O importante é curtir a presença da pessoa amada, mas fora de casa.

8 – Assuntos importantes, que vocês precisam encontrar um ponto comum, mas sempre terminam brigando, devem ser resolvidos de uma maneira diferente. Que tal escrever em vez de falar? Redija uma carta colocando seu ponto de vista e suas razões, mas com carinho. E peça uma resposta por escrito também.

9- Quando de repente estourar uma briga, antes de entrar no jogo da discussão, pense no que é mais importante para você: vencer a discussão ou manter a harmonia do relacionamento? Faça sua escolha e tome atitudes práticas para preservar o clima afetivo.

10- Relacionamento a dois é difícil, mas deve trazer momentos de amor, alegria, proteção e paz. Se você já tentou de tudo e o parceiro não corresponde, avalie com profundidade se vale mesmo a pena manter uma relação estressante.

Sobre Myriam Durante

É fundadora e presidente do IPOM (Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente) e também faz parte do ISMA (International Stress Management Association), e do GEH (Grupo de Estudo de Hipnose) da Unifesp, um dos centros de excelência na formação e titulação de profissionais na área da saúde. Nesse ano foi palestrante no 3º Congresso Sul-Americano de Hipnose, o HIPNOSUR, onde apresentou estudos ligados doenças psicossomáticas. Para ajudar as pessoas à distância e de maneira gratuita, a especialista criou um relaxamento altamente eficiente, que está no Youtube e já foi visto por mais de 41 mil pessoas em 87 países.

Para conferir acesse www.youtube.com/watch?v=hZS14db8Lc8

Confira a matéria na íntegra: http://papocomcris.wordpress.com/2013/09/02/dicas-para-evitar-que-o-estresse-afete-o-relacionamento-a-dois/#more-2408