Phone: E-mail: contato@myriamdurante.com.br
Português - Brasil Inglês Espanhol
Press

18 August 2014

Conheça 8 técnicas que ajudam no combate à insônia

Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://tnh1.ne10.uol.com.br/noticia/saude/2014/08/16/306457/conheca-oito-tecnicas-que-ajudam-no-combate-a-insonia ou as ferramentas oferecidas na página.

Em 16/08/2014, o TNH1, publicou a matéria "Conheça 8 técnicas que ajudam no combate a insônia", referindo-se ao resultado da pesquisa do IPOM - Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente.

Conheça oito técnicas que ajudam no combate à insônia

Pior do que uma noite agitada, mal dormida, é perder o sono durante a madrugada ou passar a noite toda procurando por ele. Segundo estudos realizados pelo Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente (IPOM), 69% dos brasileiros classificaram o seu sono como insatisfatório.

A dificuldade para dormir ou ter um sono irregular por vários dias direciona para um quadro de insônia. Geralmente, o motivo é causado pela ansiedade decorrente de fatores externos como desemprego, dívidas, término de relacionamentos ou perda de um ente querido, entre tantos outros.

Porém, a insônia também pode esconder outras doenças e complicações do organismo como, por exemplo, o estresse e o início de uma depressão. Por isso, quem tem dificuldades para dormir deve procurar a ajuda de um médico.

Somente o profissional pode descobrir a causa e indicar o melhor tratamento. Na maioria das vezes, este necessita do uso de medicamentos, além de mudanças simples de hábitos como evitar o consumo de bebidas estimulantes à noite.

Por outro lado, é possível amenizar o quadro através de tratamentos alternativos que ajudam a combater os sintomas da doenças, relaxando o corpo para que a pessoa consiga ter uma noite bem dormida. Confira algumas técnicas, faça o teste e garanta um sono profundo.

Reflexologia Podal


A técnica parte do princípio de que os pés possuem diversos pontos que se relacionam com regiões do corpo humano. Assim, através de uma massagem específica nesta região é possível estimular o bom funcionamento de órgãos, glândulas e outras estruturas do corpo, liberando toxinas, limpando e reduzindo a tensão.

De acordo com especialistas, se a insônia for um sintoma de estresse, ansiedade, dores no corpo e na cabeça ou outros problemas físicos e emocionais, a técnica é uma grande aliada. Porém, o número de sessões vai de acordo com a gravidade do quadro.

Acupuntura


A técnica também age estimulando pontos, porém no corpo todo. Como a medicina tradicional chinesa entende que um distúrbio orgânico decorre de um desequilíbrio dos chamados meridianos energéticos do corpo, o processo utiliza agulhas específicas como instrumentos de estimulação, recuperando esse equilíbrio. Então, quando a insônia é motivada pelo estresse, por exemplo, as sessões de acupuntura servem como aliadas do tratamento.

Porém, antes é preciso passar pela avaliação de um profissional para que ele identifique quais pontos devem ser trabalhados. As sessões podem variar de uma a três vezes por semana, dependendo da gravidade do problema.

Homeopatia


A homeopatia é apontada como uma especialidade médica brasileira. De acordo com a técnica, os sintomas emocionais compõem o conjunto sintomático da doença e precisam ser levados em conta para que o tratamento seja completo.

Assim, os especialistas explicam que a medicação homeopata é direcionada ao paciente e não à doença. Ou seja, é indicada após uma consulta médica específica, sendo único para aquele determinado quadro e momento do paciente.

Floral de Bach


Neste caso, a terapia funciona trabalhando com as causas da insônia e não exatamente com o problema e os efeitos provocados por ela. Então, é necessário identificar os motivos que desencadearam esse quadro. Em seguida, agir direto nas emoções, reequilibrando-as.

Para isso, faz-se antes uma análise do paciente, onde pode-se perceber características da sua personalidade que atrapalham o seu convívio social como, por exemplo, o medo de ser julgado. Assim, o floral irá agir no combate à esse medo.

Terapia ortomolecular


Muito conhecida, a terapia ortomolecular consiste no tratamento dos desequilíbrios químicos do organismo por meio da ingestão de vitaminas e minerais. Segundo especialistas, o excesso de cortisol, conhecido como o hormônio do estresse, pode agravar o quadro de insônia.

Assim, o procedimento vai ajudar o paciente a regular a quantidade desse hormônio no organismo de forma que ele possa ficar relaxado durante à noite. É possível também regular neurotransmissores cerebrais como a serotonina, adrenalina e dopamina. Estes, como estão relacionados ao bem-estar, também favorecem o sono.

Meditação e Yoga


Para especialistas, 15 minutos de exercícios diários de meditação podem favorecer, mesmo que de forma lenta, o paciente a atingir um estágio mental de profundo relaxamento. Além disso, a técnica ajuda a perceber o que deve ser mudado na rotina da pessoa e lhe dá força interna para lidar com essa mudanças.

Já o Yoga também é apontado como uma boa alternativa para combater a insônia, pois durante a sua prática o corpo libera endorfina e aumenta a sua temperatura, provocando sonolência no final do dia.

Microfisioterapia


A técnica, pouco conhecida no Brasil, surgiu na França e age diretamente sobre a causa primária dos sintomas da insônia como traumas emocionais, físicos, ambientais e tóxicos. Ela trabalha na reabilitação do sistema como um todo, agindo de dentro para fora.

Utiliza microtoques ou palpações sutis no corpo do paciente e é indicada para diversos problemas relacionados à insônia como distúrbios do sono, depressão, pânico, fibromialgia e ansiedade.

Shiatsu


O shiatsu é uma das formas mais eficazes para equilibrar o sistema nervoso. Através da técnica de digitopressão, libera-se encefalina, endorfina e serotonina, neurotransmissores que além de serem analgésicos naturais, reduzem o estresse e melhoram a qualidade do sono.

A técnica oriental utiliza os dedos e a palma das mãos para fazer pressão na pele, atingindo os mesmos pontos trabalhados pela acupuntura.

 

Confira matéria original aqui

Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://tnh1.ne10.uol.com.br/noticia/saude/2014/08/16/306457/conheca-oito-tecnicas-que-ajudam-no-combate-a-insonia ou as ferramentas oferecidas na página.Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://tnh1.ne10.uol.com.br/noticia/saude/2014/08/16/306457/conheca-oito-tecnicas-que-ajudam-no-combate-a-insonia ou as ferramentas oferecidas na página.

Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://tnh1.ne10.uol.com.br/noticia/saude/2014/08/16/306457/conheca-oito-tecnicas-que-ajudam-no-combate-a-insonia ou as ferramentas oferecidas na página.Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://tnh1.ne10.uol.com.br/noticia/saude/2014/08/16/306457/conheca-oito-tecnicas-que-ajudam-no-combate-a-insonia ou as ferramentas oferecidas na página.