Phone: E-mail: contato@myriamdurante.com.br
Português - Brasil Inglês Espanhol
Press

07 November 2014

Cuidado com o estresse e a ansiedade às vésperas do Enem

Em 06/11/2014 o Diário de Pernambuco publicou a matéria "Cuidado com o estresse e a ansiedade às vésperas do Enem" citando a psicoterapeuta holística e hipnóloga Myriam Durante.

A ansiedade e o estresse se fazem presentes na rotina de muitos candidatos que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Às vésperas da realização das provas, que serão aplicadas no próximo sábado (8) e domingo (9), esses comportamentos tendem a ficar mais fortes. No entanto, especialistas apontam que isso tanto pode ajudar o candidato na reta final quanto trazer a ruína. A psicoterapeuta Myriam Durante afirma que 80% dos problemas de aprendizado têm relação com a tensão. “No plano mental, quanto mais força você fizer, menos resultado terá. Quando você fica estressado, não consegue absorver todo o conteúdo estudado”, alerta.

Mantenha o controle!

No livro recém-lançado Aprendizagem acelerada: elimine o estresse e aprenda melhor, a psicoterapeuta Myriam Durante traz dicas e técnicas para conseguir o máximo desempenho durante os estudos. Para auxiliar os candidatos no Enem, a psicoterapeuta destaca oito recomendações para conseguir melhor resultado na prova.

1. Aprenda a relaxar
“Quando a ansiedade toma conta de você, o relaxamento pode ajudá-lo a libertar a tensão muscular e reduzir ou afastar as suas preocupações.”

2. Concentre o foco
“Ficar ligado em uma só tarefa por vez, entendê-la e dedicar-se a ela consolida o aprendizado e faz o cérebro ficar ligado.”

3. Mantenha uma dieta equilibrada
“Para funcionar corretamente, nosso cérebro retira a energia que precisa da comida que você ingere e do oxigênio que você respira. Para ter energia, o cérebro precisa de muita glicose.”

4. Beba água
“O corpo de um adulto é formado, em média, por 60% a 65% de água. Quando há uma queda de 5% nesse percentual de água corpóreo, há também uma queda de quase 30% no desempenho do cérebro.”

5. Visualize o que deseja
“Estudos comprovam que os exercícios de visualização ativam a capacidade mental. Pratique fazendo pequenos ‘filmes mentais’ de tudo que aprender.”

6. Faça exercícios mentais
“O cérebro é o tipo de órgão que, quanto mais você usa, mais fica ativo. Estudar, ler, usar a criatividade... Tudo isso contribui para afiar a mente.”

 

Confira a matéria na íntegra