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28 January 2013

DICAS PARA UM SONO TRANQUILO

DICAS PARA UM SONO TRANQUILO

Estudo do Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente (IPOM) revela que 69% dos brasileiros dormem mal

Grande parte dos brasileiros, 69%, avalia seu próprio sono como ruim e insatisfatório. Essa é a principal revelação do estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente (IPOM), que consultou cerca de dois mil brasileiros, de 20 a 60 anos, no final do ano passado.

A pesquisa mostra que desse percentual, 82% afirmam sentir cansaço, sonolência e queda de rendimento em suas atividades durante o dia posterior à noite mal dormida. Outros 25% confirmam que têm dificuldade em pegar no sono, enquanto 18% dizem não conseguir mantê-lo durante toda a noite. Despertam e não voltam a dormir. Já 36% declaram que acordam e voltam a dormir várias vezes.

A pesquisa do IPOM (www.ipom-org.com.br) também constatou quais são os principais problemas que vem tirando o sono do brasileiro. Preocupações com problemas familiares e financeiros (50%), estresse (40%) e dificuldade de se desligar dos estímulos eletrônicos (28%), como televisão, celular e internet.

Segundo Myriam Durante, psicoterapeuta holística e presidente do IPOM, o estudo também chama a atenção para o fato das noites mal dormidas estarem se tornando um problema crônico do brasileiro. “Há cinco anos, apenas 55% dos brasileiros declaravam ter problemas relacionados ao sonho. Hoje esse percentual cresceu 14%, assim como a média de noites mal dormidas, que passaram, de 2 ou 3 por semana para 4 e 5. A médio e longo prazo, esse problema causa grandes prejuízos para a saúde”, afirma Myriam.

A privação do sono provoca alterações no metabolismo, como predisposição à depressão, obesidade e diabetes. Também gera aumento da ansiedade, da irritabilidade e de queda na concentração. “Quem não atinge um sono profundo e reparador com frequência acaba entrando num círculo vicioso. Fica mais irritado e estressado e passa a ter dificuldades para relaxar, estado fundamental para se conseguir dormir bem”, explica a psicoterapeuta.

Confira as dicas do IPOM para dormir bem

• Mantenha o quarto o mais silencioso e escuro possível.

• Crie uma rotina para dormir. Vá para a cama e tente dormir e acordar sempre no mesmo horário.

• Não consuma bebidas alcoólicas antes de dormir. Embora elas pareçam induzir o sono, a qualidade não é satisfatória.

• Não durma com a TV ligada. Desligue o aparelho pelo menos 30 minutos antes de dormir.

• Durma em colchões confortáveis fazendo uso de travesseiros

• Evite deitar com fome. Um lanche leve pode ajudar.

• Fazer atividades físicas é muito importante, mas o corpo leva pelo menos três horas para desacelerar após exercícios pesados. Calcule os horários dos seus treinos de modo a não interferir no seu sono.

• Evite comidas pesadas no jantar.

• Tome um chá de camomila ou uma xícara de leite morno para induzir o corpo ao sono.

• Faça um bom relaxamento antes de dormir. A técnica é eficaz para reduzir a tensão, aumentar a criatividade e provoca sensação de paz. Praticando quinze minutos antes de dormir já dá para observar os resultados.

Confira a matéria na íntegra: http://www.aborj.org.br/ASPUpload/exibir_conteudo.asp?servico=noticias&subitem=&codigo=49&url=22:27:38