Phone: E-mail: contato@myriamdurante.com.br
Português - Brasil Inglês Espanhol
Press

10 November 2014

Drible a ansiedade do Enem 2014 pensando positivo

Em 07/11/2014 o site Universia publicou a matéria "Drible a ansiedade do Enem 2014 pensando positivo" que conta com uma entrevista dada pela psicoterapeuta holística e hipnóloga Myriam Durante.

 

 Faltando apenas um dia para as provas do Enem 2014 neste final de semana, é comum que os alunos se sintam bastante ansiosos e pressionados a ter um bom desempenho. Questões como “será que eu me preparei bem?’ ou “esqueci de estudar algum conteúdo?” bombardeiam a mente dos candidatos. Diante de tanto estresse, como se acalmar? Segundo a psicoterapeuta Myriam Durante, a resposta está no pensamento positivo e num simples ritual.

 Ainda em casa, o aluno deve se imaginar, indo para o exame calmo e tranquilo. Enquanto ele ainda mentaliza tudo o que estudou, a psicoterapeuta recomenda que ele respire três vezes pelo nariz e junte os dedos indicador e polegar enquanto respira. Repetindo essa sequência, ele associará o ato e a respiração com sossego e bem-estar. Assim, quando ele discretamente fizer isso durante a prova, ninguém perceberá e o estudante se sentirá bem.

 

Não acredita que possa dar certo? Pois Myriam explica sua eficácia: “o aluno coloca na cabeça que, quando juntar os dedos, ele se lembrará de tudo. Não dependerá mais dele, entende? Fica mais fácil, porque passa a depender de outra conexão”. Em outras palavras, toda a pressão, estresse e ansiedade são transferidos para uma simples atitude e um exercício de respiração. “Então toda aquela dor de barriga, a mão fria, batimento cardíaco acelerado se mantêm em equilíbrio na hora que ele juntar os dedos. Basta ele acreditar”, acrescenta a psicoterapeuta.

 

Portanto, confie quando Myriam afirma que “o pensamento é extremamente forte, basta você acreditar”. Pense positivo e vá bem no Enem. Boa sorte!

Confira a matéria na íntegra