Phone: E-mail: contato@myriamdurante.com.br
Português - Brasil Inglês Espanhol
Press

28 October 2014

Entenda o papel dos 5 sentidos para estudar para o ENEM 2014

Em 23/10/2014 o site Universia publicou a matéria "Ciência ou superstição? Entenda o papel dos 5 sentidos para estudar para o ENEM 2014". O site entrevistou a psicoterapeuta holística e hipnóloga Myriam Durante, que falou sobre o papel dos sentidos durante a aprendizagem. 
 
Descubra se as associações entre tato, visão, olfato e paladar e audição realmente ajudam a memória
 
Existe uma explicação para que as pessoas associem mais facilmente aquilo que absorvem através dos sentidos
Nesta reta final de preparação para o ENEM, é comum que os estudantes apelem para os mais variados meios na tentativa de memorizar mais facilmente a diversidade de conteúdos que serão cobrados nas provas. Uma das alternativas mais procuradas para potencializar o aprendizado é estabelecer uma relação entre os 5 sentidos e a matéria, mas será que isso realmente funciona?
 
 
De fato, existem alunos que tem mais facilidade ao usar recursos visuais, auditivos ou táteis para aprender, no entanto, não é apenas essa associação que determina o sucesso do aprendizado. Na opinião da psicoterapeuta Myriam Durante, “os 5 sentidos facilitam e muito, mas não é porque você mascou um chiclete de menta enquanto estava estudando que se você mascar um chiclete de menta na hora da prova você vai lembrar do conteúdo. Isso é uma superstição. Lógico que os cinco sentidos ajudam, mas não é só isso”.
 
Porém, existe uma explicação para que as pessoas associem mais facilmente aquilo que absorvem através dos sentidos. “Tudo que te dá prazer, você grava. Por isso que as sensações que vêm através dos sentidos são gravadas, porque são agradáveis. Os sentidos todos te remetem às sensações gostosas, então você viaja com eles, mas não que isso vá te fazer estudar”, afirma Myriam.
 
A psicoterapeuta aponta o relaxamento e o controle da tensão como as melhores formas de potencializar a capacidade de aprendizado dos alunos e ampliar suas chances de relacionar conteúdos antes do ENEM: “A única coisa que te faz estudar é ter foco no estudo. Para ter foco no estudo é preciso eliminar o estresse e a ansiedade. Por isso, relaxar antes de estudar ajuda. O que acontece quando se estuda relaxado? Você grava tudo. Você aprende em uma hora o que aprenderia em uma semana, porque se encontra em um estado próprio para estudar. Tudo vai direto para a memória de longa duração”, finaliza.