Phone: E-mail: contato@myriamdurante.com.br
Português - Brasil Inglês Espanhol
Press

17 November 2014

Foi mal no ENEM? Veja como se preparar para os próximos vestibulares

Em 12/11/2014 o site Universia publicou a matéria: "Foi mal no ENEM? Veja como se preparar para os próximos vestibulares", resultado de uma entrevista dada pela psicoterapeuta holística e hipnóloga Myriam Durante, que falou sobre como agir depois do ENEM.

Depois de responder os 180 testes do Enem 2014 e ainda redigir uma dissertação, você ficou com a sensação de que seu desempenho ficou aquém das suas expectativas? Não se preocupe, a Universia Brasil conversou com a psicoterapeuta Myriam Durante para descobrir como você pode se recuperar e voltar a se sentir confiante para os próximos vestibulares. Confira abaixo:

Segundo Myriam, o estudante deve acreditar em si mesmo. “O que não pode é ele se sentir o último dos últimos, porque aí não vai dar certo. Se ele encarar ‘eu fui mal, mas ainda tenho uma chance de me recuperar’, ele pode reverter tudo ao seu favor. Basta acreditar que ele consegue”, explica.

Contudo, como o candidato pode reverter a situação e começar a ser otimista? A psicoterapeuta sugere, primeiro, que o aluno descanse. “Se você veio ao longo de todo esse tempo com teu conteúdo, você já estudou. Então durma um pouco mais. Porque não vai ser um pouco a mais ou um pouco a menos que fará a diferença”, orienta.

Além disso, Myriam ainda aconselha que o candidato repita e comece a acreditar em algumas frases, quase como se fossem mantras. Para que você acredite no seu potencial de melhora, não apenas em um único aspecto, mas de maneira geral, ela indica a citação de Émile Coué: “Todos os dias, sob todos os pontos de vista, eu vou cada vez melhor”.

Embora pareça quase uma lista, a frase “Amor, Aceitação, Perdão” também é recomendada: “não é amar, aceitar ou perdoar ninguém. Isso é para você, porque hoje em dia as pessoas conseguem amar aos outros, mas não se amam”, elucida Myriam. Em outras palavras, não seja tão rígido com você mesmo. Você se preparou durante muito tempo e, portanto, é mais do que capaz de mudar esta situação.

Caso você ainda esteja se questionando sobre seu rendimento, veja esta última dica: quando você perceber que está sendo pessimista, pense em duas coisas positivas, porque, como afirma a psicoterapeuta, “de tanto ir rebatendo, a mente começa a entender que quer mudar”.

Portanto, siga em frente! Você pode sim se recuperar, basta você acreditar em você mesmo. Boa sorte nas próximas provas!

 

Confira a matéria na íntegra