Phone: E-mail: contato@myriamdurante.com.br
Português - Brasil Inglês Espanhol
Press

21 June 2013

Jornal Start – Coluna Quinzenal – A Família no Apoio Contra as Drogas

Em 21/06/2013, a Psicoterapeuta e Hipnóloga, Myriam Durante, participou da coluna quinzenal do Jornal Start com o artigo “A Família no Apoio Contra as Drogas“

Hoje em dia, existem muitas oportunidades para que os jovens realizem novas descobertas e experiências cada vez mais cedo. Essa facilidade ajuda muito no desenvolvimento intelectual e físico da criança e do adolescente, mas é preciso que essa trajetória seja guiada e orientada pelos pais, já que esses possuem mais discernimento do certo e do errado para poder conduzir o filho pelo melhor caminho.

Parece fácil e lógico o que estou falando, mas infelizmente não é. É cada vez mais comum ver adultos individualistas, que se preocupam mais com suas carreiras e vidas sociais do que com os seus próprios filhos.

O jovem precisa do suporte de uma família estruturada e isso não significa, necessariamente, ter pais casados. Existem casais separados que falam a mesma linguagem quando o assunto é o filho. Para a criança e o jovem, essa situação é mais saudável do ponto de vista emocional do que ter pais que moram juntos mas vivem em constante conflito.

O pouco envolvimento na vida dos filhos, os conflitos constantes, a falta de atenção e o excesso de autoritarismo por parte dos pais pode fazer com que o jovem busque resolver seus conflitos por contra própria. E uma das formas mais habituais de extravasar esses conflitos internos é através do uso de álcool e drogas.

Busque conhecer seu filho, os desejos e sonhos que ele carrega, não imponha a ele ou ela um estilo de vida pensando somente no que você gostaria, aceite e ame tudo nele. E não se esqueça: os filhos são espelhos dos pais. Pense e reflita se as atitudes do seu filho não são apenas reflexos do que você projeta nele.