Phone: E-mail: contato@myriamdurante.com.br
Português - Brasil Inglês Espanhol
Press

06 April 2015

Livros de colorir são a nova febre antiestresse entre adultos

Em 02/04/2015, o blog Digitais da PUC-Campinas publicou a matéria "Livros de colorir são a nova febre antiestresse entre adultos", citando resultados da pesquisa realizada pelo IPOM - Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente. Confira:

Criatividade e lápis de cor são os dois itens que integram a lista para realizar uma atividade que, aos olhos de muitos, possui conotação infantil, mas atualmente tem ganhado o mundo dos adultos: colorir. Novidade no Brasil, livros de arteterapia com desenhos criados especialmente para este público entram e saem das prateleiras rapidamente. Como no caso de Jardim Secreto, da Editora Sextante que, desde sua chegada ao país no fim do ano passado, já vendeu mais de 100 mil exemplares e está entre os três livros mais vendidos no site da Livraria Saraiva.

O conceito do livro é levar o leitor a fazer uma espécie de “passeio” por jardins, estampados em páginas pretas e brancas. Neles, existem elementos a serem descobertos, tais como borboletas, chaves e cadeados. O objetivo da atividade é fazer com que a pessoa combata a tensão enfrentada no dia-a-dia, de forma concentrada em algo que lhe dê prazer.

A psicóloga Cleide Augusto, 74, conta que há anos utiliza essa técnica com pacientes que são diagnosticados principalmente com ansiedade – doença psíquica que, segundo um estudo do Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente (IPOM), afeta 12% da população brasileira.  “De cada 10 pessoas que me procuram, 9 sofrem com ansiedade, causada pelo cansaço físico e mental da rotina. As artes de desenhar e de colorir têm raízes em nossa ancestralidade. Ela é relaxante, pois nos tira do redemoinho do dia-a-dia e nos centra”, relata. Há cinco meses, quem pratica a atividade é a profissional, que precisou passar por uma cirurgia e e está afastada do trabalho. “Ficar em casa me deixa agonizada e por isso busco válvulas de escape para aliviar a tensão. Conheci o livro por acaso e agora passo parte do dia me dedicando a pintura”, conta.

A psicóloga ainda acrescenta que os benefícios da pintura vão muito além do relaxamento. “As composições que criamos com a atividade nos ajuda no campo comunicativo, uma vez que nos permite manifestar pensamentos, sentimentos e emoções. Pode parecer que não, mas estamos nos expressando através do tom que usamos para pintar um desenho. Além disso, ampliamos a nossa capacidade de concentração, pois ficamos off do mundo ao redor para nos dedicar a arte”, explica.

A estudante Lia Massoni, 20, adquiriu na pré-venda realizada no fim de março, o mais novo livro da Editora Sextante, Floresta Encantada. Ela afirma que seu maior ganho com a atividade foi conseguir desapegar-se da tecnologia. “Percebi uma mudança muito rápida. Antes ficava o tempo inteiro com o celular na mão. Agora antes de dormir eu sento para colorir, coloco uma música e esqueço do mundo. Descarrego todas as energias nos desenhos. Isso me trouxe muita paz e calma”, conta Lia.

Além dos jardins

Outros livros do mesmo segmento já existem no mercado literário e estão ganhando mais destaque a partir da febre do Jardim Secreto. São alguns exemplos: Mandalas de Bolso; A energia da Mandala e Mandalas para colorir. Estes possuem o mesmo objetivo – uma atividade relaxante -, porém com outros desenhos: as mandalas, que remetem ao budismo e tem por finalidade equilíbrio e harmonia.

Clique aqui e confira a matéria na íntegra