Phone: E-mail: contato@myriamdurante.com.br
Português - Brasil Inglês Espanhol
Press

30 March 2014

Nação de estressados

Em 30/03/2014, o site GW Comunicação, publicou a matéria "Nação de estressados", referindo-se ao resultado da pesquisa do IPOM - Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente e citando a psicoterapeuta holística e hipnóloga Myriam Durante.

Dificuldades para se concentrar, desânimo, irritabilidade, depressão e ansiedade no trabalho. Se essas sensações soam familiares para você, cuidado: são alguns dos principais sintomas do estresse. Presente em 52% das respostas dos diretores brasileiros, o excesso de serviço ocupa o posto de principal gerador de estresse e de ansiedade. Em seguida, vêm a falta de reconhecimento (44%) e as pressões econômicas (38%). Ao dinheiro extra serem questionados a respeito de quais atitudes ajudam a reduzir essa sensação de desconforto, 60% acreditam que o trabalho em equipe é a solução, e 51% apostam na reestruturação de tarefas e obrigações no trabalho.

A Pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente (Ipom), em 2013, mostrou que 38% dos 1,5 mil trabalhadores entrevistados acreditam que a convivência com chefes e colegas de serviço agressivos e mal-humorados é o principal causador do problema. A psicoterapeuta e presidente do Ipom, Myriam Duarte, confirma que as obrigações dos superiores vão além de otimizar o trabalho e coordenar as tarefas. “Eles são responsáveis por manter o ambiente agradável e funcional para o serviço. Hoje em dia, há muito medo de ser demitido ou de falhar, então, cabe aos líderes mediar os diálogos e o clima para que as pessoas possam lidar melhor uma com as outras”, esclarece.

 

Confira a matéria na íntegra.