Phone: E-mail: contato@myriamdurante.com.br
Português - Brasil Inglês Espanhol
Press

25 November 2013

Pesquisa revela que 98% dos brasileiros vivem cansados

Em 25/ 11/2013, o site Cliniseg publicou a matéria da  psicoterapeuta e hipnóloga Myriam Durante, “Pesquisa revela que 98% dos brasileiros vivem cansados”. Confira!

Se a sua segunda-feira começou arrastada, saiba que você não está sozinho. Nada menos do que 98% da população brasileira anda cansada e está tendo a qualidade de vida comprometida pela fadiga. A conclusão é de um estudo realizado no mês passado com 1.499 pessoas entre 18 e 64 anos.

Os números são ainda mais alarmantes quando se consideram os jovens de 20 a 29 anos: nessa faixa etária, 99% da população se sente pouco ou muito cansada, mental e fisicamente. Para a psicoterapeuta holística e hipnóloga Myriam Durante, o problema se explica pelo fato de as novas gerações estarem se privando de sono para ficarem conectadas o tempo inteiro.

- Há pessoas que dormem com o celular ligado para não perder atualizações de redes sociais. Isso atrapalha a mente a ter um sono reparador – diz a especialista em estresse.

Segundo o clínico geral Fernando Portela, da Clínica São Vicente, o cansaço, ao gerar sedentarismo, pode ocasionar o desenvolvimento de doenças como obesidade e hipertensão, além de descompensação metabólica.
Por outro lado, também há chance de a fadiga ser sintoma de problemas orgânicos.

- Patologias do sono, hipotireoidismo e anemia podem ser causas de cansaço e precisam ser investigados – alerta Portela.

Contra a apatia, a adoção de hábitos saudáveis – dormir bem, se alimentar corretamente e fazer atividade física – ainda é a melhor receita. Para quem acredita que o estresse e a correria do dia a dia são os culpados pelo cansaço, assim como a maioria dos entrevistados pela pesquisa, Myriam Durante diz que é importante ter uma “válvula de escape” e dá outra dica:

- Se você não pode mudar uma situação, procure enfrentá-la da melhor maneira possível, sem mau humor.

 

Sobre Myriam Durante – www.myriamdurante.com.br

Confira a matéria original: http://www.cliniseg.com.br/conteudos/conteudo/3441