Phone: E-mail: contato@myriamdurante.com.br
Português - Brasil Inglês Espanhol
Press

27 June 2014

Pessimismo faz mal à saúde

Em 27/06/2014, o Difundir, publicou a matéria "Pessimismo faz mal à saúde Confira as dicas para não se deixar dominar pelos pensamentos negativos", referindo-se ao resultado da pesquisa do IPOM - Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente - e citando a psicoterapeuta holística e hipnóloga Myriam Durante.

 

Pessimismo faz mal à saúde Confira as dicas para não se deixar dominar pelos pensamentos negativos

 
Diante da clássica pergunta se o copo está meio cheio ou meio vazio, qual é a sua resposta? Se você respondeu vazio tem bons motivos para ficar atendo à sua saúde. De acordo com Myriam Durante, psicoterapeuta, hipnóloga e presidente do IPOM – Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente – quem é pessimista tem cerca de 80% de chance a mais de desenvolver algum tipo de doença mental. 
 
“Aqueles que frequentemente se deixam dominar por pensamentos negativos, que só vêem o lado ruim das coisas e estão sempre achando que o pior pode acontecer, correm um sério risco de adoecer fisicamente. Todas as nossas ações afetam diretamente a nossa saúde mental. O nosso cérebro registra todos os nossos pensamentos como reais, e passa a agir de acordo com eles. Se acreditamos que o pior pode acontecer, fatalmente vamos atrair coisas negativas para a nossa vida”, explica a psicoterapeuta.
 
 De acordo com Myriam Durante, o pessimista precisa ficar atento aos sinais que o seu corpo emite, como dores de cabeça, sensação prolongada de estafa, dores de cabeça, tensão muscular e insônia. Caso perceba alguns desses sinais, é hora de procurar ajuda de um especialista”, alerta a psicoterapeuta. 
 
 No entanto, para não chegar a esse ponto, Myriam explica que é possível, por meio do treinamento mental, combater o pessimismo, o derrotismo e o pensamento negativo. “O pessimista vê dificuldade em tudo e isso influencia fortemente a maneira pela qual ele age frente às diferentes situações. Ele precisa aprender a condicionar a mente para impedir que esses sentimentos ruins ganhem espaço. E isso se consegue aprendendo a controlar a própria mente”, explica Myriam.
 
 Confira, a seguir, as dicas da especialista para combater o pessimismo: 
 
- Preste atenção em como os maus pensamentos, aqueles que geram preocupação, raiva, frustração ou mágoa, surgem na sua mente. Uma ideia leva a outra e, de repente, você fica tenso e se deixa envolver por estes pensamentos. 
 
- Quando notar esse desdobramento, corte o processo pensando imediatamente em algo que lhe traga alegria. Pode ser alguém que você ame, uma música, uma paisagem, um prato saboroso. Se entregue a esse prazer acrescentando alimentando esse pensamento com outras que lhe tragam boas sensações. 
 
- Respire fundo e converse com sua mente, fale sobre seus planos, conte a ela como você imagina a sua vida num futuro próximo, pensando em tudo o que de melhor conseguir pensar para a sua vida. 
 
- Quando se sentir pra baixo, desanimado, perceba quais foram os pensamentos que te conduziram a esse estado. Descobrir quais são eles é o primeiro passo para evitá-los.
 
 - Aceite o passado, perdoe a si mesmo e se liberte de situações que já aconteceram e que não tem como mudar.
 
- Pense com frequência em seus pontos fortes e nas suas conquistas. Agindo assim você eleva sua autoestima e se sente mais confiante diante dos desafios.
 
- Tente controlar a ansiedade e não se preocupe com o futuro. Preocupação é algo vazio. Invista seu tempo em planejamento e ação.
 
- Pratique exercícios físicos, mantenha uma alimentação balanceada e cuide bem do seu sono.
 
 Sobre Myriam Durante - www.myriamdurante.com.br
 Myriam Durante é psicoterapeuta holística e hipnóloga, além de ser fundadora e presidente do IPOM – Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente. A especialista faz parte do GEH - Grupo de Estudo de Hipnose - ligado ao departamento de psicobiologia da Unifesp, e do ISMA - International Stress Management Association. O relaxamento criado pela especialista está no Youtube e já foi visto por mais de 97 mil pessoas em 98 países. Para assistir aos vídeos e saber mais sobre a especialista, acesse o site: www.myriamdurante.com.br.