Phone: E-mail: contato@myriamdurante.com.br
Português - Brasil Inglês Espanhol
Press

26 October 2013

Publika Brasil – como os estudantes devem agir diante de um estresse ...

Em 26/10/2013, a psicoterapeuta e hipnóloga Myriam Durante deu uma entrevista para um dos maiores portais de Marketing e Publicidade, o Publika Brasil , falando sobre como os estudantes devem agir diante de um estresse, ansiedade, para não comprometer o resultado do Enem 2013. Confira!
 

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) será realizado hoje, 26 de outubro, e amanhã, 27 de outubro, em 1.161 cidades de todo o Brasil.  O início das provas é as 13h do horário oficial de Brasília (DF), de forma simultânea em todo o país, mesmo nas cidades em que não há horário de verão.

Segundo dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), cerca de sete milhões de estudantes devem prestar o exame, um número recorde para concursos e vestibulares brasileiros.

O Enem foi criado em 1998 pelo Ministério da Educação com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes ao terminarem o Ensino Médio. O resultado passou a ser utilizado também como critério de seleção e aprovação em diversas universidades. Cerca de 500 instituições de ensino superior em todo o país já adotam o Enem para complementar ou até mesmo substituir o vestibular. A nota é utilizada ainda como um dos requisitos do ProUni, que oferece bolsas de estudos em instituições particulares

Por isso a avaliação vem se tornando cada vez mais importante e atraindo um número cada vez maior de pessoas, desde os que estão terminando agora o Ensino Médio, até aqueles que já encerram os estudos há mais tempo, mas que pretendem cursar uma faculdade.

As provas são elaboradas pelo Inep, que é ligado ao MEC. Este ano as provas terão cadeado eletrônico com GPS, para garantir a segurança e evitar que haja vazamentos, como já aconteceu em outras ocasiões. A rigidez na correção das provas, especialmente da redação, também será reforçada. Temas atuais como manifestações populares, visita do Papa ao Brasil e espionagens cometidas pelo governo norte-americanos serão possivelmente abordados.

Para conseguir bons resultados, além do domínio do conteúdo, é importante também manter a calma. De acordo com a psicoterapeuta Myriam Durante, em muitos casos não é o desconhecimento da matéria que faz o aluno ter um mau desempenho nas provas, e sim é falta de controle emocional.  Segundo ela, o estresse (por medo, ansiedade, insegurança, etc) e a falta de concentração (por excesso de confiança, euforia, desleixo, entre outros) são os fatores que mais atrapalham os candidatos.

Para fazer a prova é necessário chegar com uma hora de antecedência e apresentar o documento de identidade original com foto. Também é obrigatório levar uma caneta de cor preta, fabricada com material transparente.

Confira matéria na íntegra : http://www.publikabrasil.com.br/noticia/enem-acontece-neste-final-de-semana-em-todo-o-pais/1647