Phone: E-mail: contato@myriamdurante.com.br
Português - Brasil Inglês Espanhol
Press

16 April 2012

Regressão de Memória

Em 16/04/2012, a Myriam Durante participou da edição da Revista Atitude – São Paulo, com o artigo “Regressão de Memória”. Confira!

Como esta terapia pode nos ajudar a ouvir quem está mais perto: nós mesmos!

Muitas das dificuldades emocionais que vivemos hoje tiveram origem há muito tempo.

O autoconhecimento é o melhor caminho para minimizar nossas angústias e entender o que realmente nos faz feliz.
A terapia é uma das alternativas para darmos uma pausa no stress e irmos ao encontro de nós mesmos. A regressão de memória pode complementar a terapia tradicional, acelerando seu processo e seus benefícios.

“A regressão de memória é uma técnica terapêutica muito eficaz, que faz uso de diversos recursos de indução para conduzir o paciente a estados profundos de autoconsciência. Através dela, temos a oportunidade de estar em contato direto com as situações do passado que não ficaram bem resolvidas e solucionadas, e que de alguma forma, inconscientemente, estão afetando negativamente o momento atual da sua vida. Essas situações podem estar ligadas a momentos da vida atual (na infância, principalmente, mas também na adolescência), no período de gestação (intra-uterina) e no nascimento”, explica a psicoterapeuta e hipnóloga Myriam Durante.

A regressão pode ajudar em casos de medos e fobias, dificuldades profissionais, depressão, obesidade, síndrome do pânico, traumas, vícios e dificuldades de relacionamentos em geral. Segundo Myriam, não há restrições de idade já que a terapia é segura e não oferece nenhum tipo de perigo. “Não existe risco de ficar preso na regressão ou de não voltar do estado hipnótico. Se a experiência estiver causando algum desconforto ao paciente, ele pode voltar ao estado consciente a qualquer momento. O paciente apenas acessa registros que estão armazenados em sua memória, compreendendo o passado e enxergando-o de uma forma menos traumática.”

A sessão acontece no consultório, com as luzes diminuídas e com o paciente em relaxamento profundo durante todo o processo, sem a necessidade de falar. “Neste estado de relaxamento, o censor critico (racional) é afastado, facilitando a comunicação com o subconsciente. A terapia de regressão tem provado ser um método rápido e eficaz, além de ser uma experiência profunda tanto para o paciente, quanto para o terapeuta”, finaliza Myriam.