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05 March 2013

Revista Alpha Magazine – Insônia

Em Março/2013,  a Myriam Durante participou da coluna mensal da Revista Alpha Magazine com o artigo “Insônia – Como acabar com ela?”

Insônia – Como acabar com ela?

Hoje em dia, 90% das pessoas que eu atendo dormem mal. Elas relatam que têm problemas para pegar no sono ou que não conseguem mantê-lo durante a noite toda, acabam despertando no meio da noite e não voltam mais a dormir. Em dezembro de 2012, o IPOM (Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente), entidade que eu criei com o intuito de fazer pesquisas e estudos sobre o desenvolvimento da mente e de distúrbios ligados a essa área, fez uma pesquisa sobre o sono com cerca de 2 mil pessoas, de 20 a 60 anos, e o resultado é preocupante: 69% dos brasileiros avalia o seu sono como ruim e insatisfatório. 69% dos brasileiros entrevistados avalia seu sono como ruim e insatisfatório. Ou seja, as noites mal dormidas estão se tornando um problema crônico no País.

A insônia é a campeã de queixas entre os distúrbios do sono. Ela se caracteriza pela dificuldade para dormir, tanto no início do sono, quanto na sua duração, gerando cansaço e falta de disposição ao acordar. Na maioria das vezes, ela está ligada à ansiedade, às preocupações e ao estresse. Nós vivemos uma vida tão corrida que mal sobra tempo para cuidarmos de nós mesmos. Estamos sempre acelerados e plugados, o que dificulta muito o relaxamento físico e mental. Só conseguindo mesmo, em alguns casos, “apagar” por exaustão.

Ela pode levar a alterações de humor e de comportamento. A pessoa que não dorme bem passa o dia se sentindo sonolenta, tem sua concentração afetada e os reflexos musculares diminuem muito, dificultando as reações rápidas. Além disso, a insônia contribui para um ganho acentuado de peso, indisposição para atividades físicas, mau humor e dores de cabeça, entre outras coisas.

Quem não atinge um sono profundo e reparador com frequência acaba entrando em um círculo vicioso. Fica mais irritado e estressado e passa ter dificuldades para relaxar, estado fundamental para se conseguir dormir bem.

Confira algumas dicas para dormir melhor:

- Mantenha o quarto o mais silencioso e escuro possível.

- Crie uma rotina para dormir. Vá para a cama e tente dormir e acordar sempre no mesmo horário.

- Não consuma bebidas alcoólicas antes de dormir. Embora elas pareçam induzir o sono, a qualidade não é satisfatória. A bebida provoca um repouso fragmentado e de má qualidade. Além disso, a bebida alcoólica suprime a fase REM, tornando o sono incompleto. O consumo de álcool pode, também, piorar a apneia.

-Evite consumir alimentos muito gordurosos e grandes quantidades de comida perto do horário de dormir. Neste período, o corpo diminui o ritmo metabólico e diminui a velocidade da digestão. Outros alimentos que devemos evitar são as bebidas estimulantes, como café, chá mate, chocolate, refrigerantes a base de cola, entre outros… Ter alguns cuidados com a sua alimentação podem garantir uma boa noite de sono.

- Fazer atividades físicas é muito importante, mas o corpo leva pelo menos três horas para desacelerar após exercícios pesados. Calcule os horários dos seus treinos de modo a não interferir no seu sono.

- Não durma com a TV ligada. Quando se dorme com a televisão ligada, a quantidade do repouso é ruim. As mudanças de som e luminosidade tornam o sono mais superficial e menos reparador. Desligue o aparelho, pelo menos 30 minutos antes de dormir.

- Faça um bom relaxamento antes de dormir. A técnica é eficaz para reduzir a tensão, aumentar a criatividade e provoca sensação de paz. Praticando quinze minutos antes de dormir já dá para observar os resultados. No meu site, há um relaxamento disponível para você.http://http://www.ipom-org.com.br/

Para saber mais sobre essa e as outras pesquisas elaboradas pelo IPOM, visite: http://www.ipom-org.com.br/

Um grande beijo e até o mês que vêm.