Phone: E-mail: contato@myriamdurante.com.br
Português - Brasil Inglês Espanhol
Press

30 October 2013

Revista Atitude São Paulo – O que não vale a pena compartilhar

Em 30/10/2013, a psicoterapeuta e hipnóloga Myriam Durante participou da edição da revista Atitude São Paulo com o artigo “O que não vale a pena compartilhar”. Confira!

Revista AtitudeTerapeuta alerta para risco de estresse contaminar relacionamento dos casais

Cada vez mais o estresse faz parte da vida. Seja pela correria do dia a dia ou pelo excesso de tarefas que temos para fazer, não são poucos os que se queixam que não têm tempo livre para si mesmos e se sentem estressados. Para quem tem um companheiro, o desafio é não permitir que a energia negativa do estresse atinja o relacionamento. Quem nunca descontou no parceiro aquela raiva que sentiu no trabalho, e foi obrigado a engolir, que atire a primeira pedra.

Segundo a psicoterapeuta holística e presidente do IPOM (Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente), Myriam Durante, é possível, sim, adotar algumas medidas práticas para preservar a vida amorosa dos abalos cotidianos. O primeiro passo é aceitar nossa limitação humana e ter consciência de que é preciso aprender a lidar com o estresse e com as emoções negativas, que vez ou outra nos atingem. “Aos poucos você vai acumulando o peso das situações pelas quais passa diariamente no trabalho, por exemplo, e aquilo vai se avolumando dentro de você e então chega uma hora em que você explode e acaba descontando, geralmente em quem você tem mais intimidade, a pessoa que está ao seu lado, ainda que ela não tenha culpa nenhuma”, constata.

De acordo com Myriam, antes de se descontrolar e descontar o estresse no parceiro, vale aprender a controlar o próprio corpo, começando pela respiração. “Em uma situação de estresse você começa a respirar rápido, o coração acelera, o corpo todo fica tenso e você sente um aperto na garganta. Nesse momento, procure fazer um relaxamento: pare o que estiver fazendo, respire profundamente e devagar, soltando o ar lentamente pelo nariz. Respire cada vez mais profundamente, até sentir que os músculos estão relaxados”, recomenda.

Dicas práticas para simplificar a vida a dois

* Converse com o seu companheiro abertamente. Se aconteceu algo que o desagradou, não guarde mágoas ou segredos, nem evite assuntos delicados, porém escolha a hora certa para fazer isso.

* Pequenos problemas devem ser resolvidos no dia a dia, mas não use esse momento para queixas do passado ou outros assuntos.

* Se você teve um dia difícil no trabalho, procure relaxar no caminho para casa.

* Mesmo que esteja exausto, chateado e irritado quando encontrar o seu companheiro, olhe nos olhos dele profundamente, mesmo que só para lembrá-lo de que ele está diante de uma pessoa que lhe quer bem.

* O estresse adora se instalar onde há rotina, portanto, fuja dela! Procure fazer coisas diferentes, simples e prazerosas, como tomar café da manhã em uma padaria, sem pressa, caminhar em um parque, ou comer um pastel na feira.

* Transforme as refeições em momentos de alegria. Aproveite esse tempo para sonhar junto com a pessoa amada, fazer planos e falar de coisas boas que vocês querem realizar a dois.

* Relacionamento a dois é difícil, mas deve trazer momentos de amor, alegria, proteção e paz. Se você já tentou de tudo e o parceiro não corresponde, avalie com profundidade se vale mesmo a pena manter uma relação estressante.


Myriam Durante – Psicoterapeuta holística, hipnóloga e presidente do IPOM

www.myriamdurante.com.br