Phone: E-mail: contato@myriamdurante.com.br
Português - Brasil Inglês Espanhol
Press

30 December 2013

Revista Expressão – Em 2014, faça diferente

Todo final de ano é a mesma coisa, um corre-corre enorme. Algumas pessoas começam o ano novo fazendo listas do que devem ou desejam fazer, mas quando o final do ano vai se aproximando, checamos nossas listas e percebemos que deixamos de realizar muitas coisas.

Temos urgência em tudo. Queremos cuidar do corpo, da casa, dos presentes, enfim… tudo aquilo que não fizemos o ano inteiro, queremos fazer antes que o ano termine. O resultado de toda essa ansiedade é uma lista interminável de coisas a fazer que nunca sai como planejamos ou como deveria ser feita. O que nos leva a sermos tão exigentes e críticos, a ponto de mal conseguimos cumprir com aquilo que nos comprometemos?

Pensando em tudo isso, te proponho a fazer diferente dessa vez. Aproveite o começo do ano para decidir o QUE, COMO e ONDE você quer fazer diferente. É hora de mudar e o melhor momento é agora. Desta vez, no lugar de sair correndo para não deixar nada pendente para janeiro, proponho que você tome algumas atitudes realmente novas. Siga essas dicas de transformação:

- Autoconhecimento. Esse sim é o grande caminho. A única coisa impossível na vida é fugirmos de nós mesmo e, ainda assim, a maioria dos seres humanos é um completo desconhecido para si próprio.

O autoconhecimento é o melhor caminho para minimizar nossas angústias e entender o que realmente nos faz feliz.

- Antes que o ano acabe, comece a jogar no seu time. Seja seu melhor amigo. Entre em 2014 gostando de você.

- Aprenda a ouvir e dizer a palavra não. Perca o medo da rejeição ou de parecer egoísta. Diga sim apenas se realmente puder cumprir, sem comprometer seus objetivos e seu orçamento. Todos nós temos esse direito e você também tem. Ouvimos não a vida inteira. Isto faz parte da vida e ninguém morre por isso.

- Acredite em você, mesmo que isso lhe pareça difícil e mesmo que você ache impossível. Modifique o seu jeito de ser. Acredite que tudo o que você repetir com insistência e acreditar acabará se tornando verdadeiro. O real conhecimento chega até nós quando nos sintonizamos com a nossa alma. Aí sim percebemos que ele já está dentro de nós.

- Fique triste. Às vezes também é preciso se sentir triste. Acredito que a vida é boa e que existem sim alguns momentos ruins, mas não todos os dias. É normal ter angústia ou tristeza de vez em quando. O importante é aprender a lidar com essa situação e buscar novos meios de se sentir bem.

- Pratique a autossugestão. Emile Coué (1861-1921), o pai da autossugestão, dizia “todos os dias, sobre todos os pontos de vista, eu vou cada vez melhor”. Eu recomendo essa frase para todas as pessoas que atendo. De tanto você repetir essa afirmação, ela se transformará numa crença que se transformará em uma crença que se refletirá em novas atitudes. Muito simples, não? Mas tenha certeza, ela funciona. Por isso, tenha cuidado com o que você anda afirmando. Mude suas afirmações e tenha um olhar mais afetivo sobre você mesmo.

- Intuição. Se você não sabe o que gosta de fazer, talvez tenha parado de ouvir a si mesmo há muito tempo. Muitas pessoas se modificam apenas para agradar os outros. Procure se escutar mais, ouça a sua intuição. Ela não é uma voz alta e clara dizendo faça isso ou aquilo. É apenas um sentimento, uma certeza, um contato consigo mesmo e com Deus.

- Estabeleça metas. Faça uma lista das suas prioridades. Planeje um passo de cada vez e estabeleça metas mais realistas. Desta maneira, fica mais fácil. Assim você não desanima ou desiste antes de alcançá-los.

- Medite. Comece a meditar todos os dias. Dedique meia hora do seu tempo apenas para você. Pode ser o horário que você quiser. No começo, pode parecer difícil, por isso, pratique e seja paciente. Insista. Com a repetição você irá alcançar camadas cada vez mais profundas, até alcançar o nível de paz interior e tranquilidade onde acontece a mudança e a transformação.

Dar início a algo novo requer coragem e muita força de vontade. Muitas vezes sentimos medo e acabamos nos escondemos do desconhecido. No seu momento, você conseguirá. Há uma força extra dentro de você, algo que te acompanha e que faz o caminho se tornar muito mais fácil. Procure dar o seu esforço total, mesmo quando todas as chances estão contra você. Tenha fé e acredite em si mesmo. Não demore muito a usar a sua intuição e nunca desista na primeira tentativa.

Mude, encare seus medos. Acredite em você e tenha um excelente 2014.

*Myriam Durante é psicoterapeuta e presidente do IPOM – Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente. www.myriamdurante.com.br

Confira a matéria original: http://expressaoararas.com.br/info.asp?pid=2812