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Press

27 October 2013

Revista Mens Health – Fim de Ano sem perrengue

Em Outubro/2013, a psicoterapeuta e hipnóloga Myriam Durante participou da matéria de capa “Fim de Ano sem perrengue”  da revista Men’s Health. Confira os trechos de sua contribuição na matéria!
 

Revista Mens HealthMatéria: Fim de Ano sem perrengue.

Largar mão da fachada

Noites mal dormidas e bebida alcoólica em excesso aumentam a flacidez da pele, o que pode causar rugas e deixar você com um aspecto cansado (mesmo que se sinta assim, não é legal estampar na cara isso, certo?). Mais: “A tensão eleva o nível de cortisol (hormônio de estresse) no organismo, o que desencadeia diversos processos fisiológicos, como mais oleosidade na pele”. Explica Myriam Durante, psicoterapeuta de São Paulo e membro da Associação Internacional de Gerenciamento do Estresse (Isma).

Ficar preso à rotina

Drible o perrengue

Pesquisadores do departamento de fisiologia da Universidade de Viena (Áustria) constataram que pessoas que viajaram por alguns dias tiveram uma melhora de 56% na qualidade do sono, no humor e na sensação de bem-estar quando retomaram o ritmo de trabalho. Nos próximos meses você vai ter milhares de tarefas para cumprir e pegar a estrada é uma missão quase impossível? “Procure realizar coisas mais simples, prazerosas e diferentes para sair da rotina. Vale tomar um café da manhã na padaria com a parceira sem pressa, passear com o cachorro, caminhar em um parque, jogar futebol com os amigos ou tênis com seus sobrinhos”, indica Myriam.

Ver menos a família

Estar perto das pessoas de quem você gosta é importante para sua saúde. Estudo da Universidade Harvard (EUA) identificou que quando um homem se isola, devido ao trabalho ou a outras motivos, tem 82% mais risco de desenvolver problemas cardíacos.

“Por conta da rotina corrida, algumas pessoas nem percebem que passam a conviver menos com amigos e familiares. Isso cria um abismo sentimental que reflete no organismo de maneira negativa”, diz Myriam.

Drible o perrengue

Programe sua agenda com antecedência.

“Assim, você pode usar dias ou semanas que serão mais tranquilos no trabalho, e fora dele, para priorizar as relações pessoais”, indica Myriam. Quando reunir a família ou seus grandes amigos, aproveite para falar de coisas boas e relembrar situações engraçadas. Pesquisa publicada no Journal of Personality and Social Psychology (EUA) aponta que o riso é capaz de reduzir o nível de cortisol (hormônio do estresse), estimula o organismo a produzir anticorpos e aumenta a eficácia dos linfócitos (responsáveis pela defesa do corpo).