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14 May 2015

Sete em cada dez profissionais estão insatisfeitos com o trabalho

Em 11/05/2015 O G1/ Jornal Hoje, publicou  a materia " Sete a cada dez funcionarios estão insatisfeitos com o trabalho''. destacando o IPOM-  Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente. Confira:

Mudar de função ou até mesmo de área é o sonho de muitos profissionais. Cintia Vasconcelos tomou coragem. Ela estava bem e em uma posição cômoda como sócia de uma confecção de roupas, um negócio da família que estava dando certo. Só que ela quis enfrentar novos desafios, largou tudo e foi ser gerente em uma distribuidora de eletrodomésticos. “Passei a ver o que realmente eu gostava de fazer, o que eu me identificava. Após isso, eu fui buscar o conhecimento na área que eu queria atuar”, conta.


Levantamento do Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente (Ipom) feito com trabalhadores de todo o Brasil revelou que sete em cada dez profissionais estão insatisfeitos com o trabalho.

O que chama a atenção na pesquisa é que 61% das pessoas entrevistadas responderam que não fazem o que gostam, mas permanecem no trabalho porque precisam do dinheiro e têm que manter a família. Em outros casos, estão simplesmente acomodadas ou não sabem exatamente o querem fazer.

É nesse momento que entra o coach, um mentor que orienta outros profissionais a enxergar os objetivos e a explorar o próprio potencial para alcançar o sucesso. Setenta por cento das pessoas que fazem o trabalho de coaching nem sequer sabem onde querem chegar.

"É a autoestima, é a autoimagem, é como eu me vejo, é quem eu acredito que eu sou. Uma pessoa que não sabe aonde ela quer chegar, uma pessoa que não sonha, a alma dela empobrece, ela fica desanimada, triste, não tem ânimo pra trabalhar. Ela acorda todos os dias insatisfeita, ela não tem garra, motivação pra dar o melhor dela todos os dias", explica o coach Ramon Pessoa.

O Instituto Brasileiro de Coaching dá algumas dicas para quem está nessa situação:

- Se arrume melhor e diga: “Eu posso, eu consigo”;
- Use o ciclo do PDCA, que em português significa planejar, executar, checar, agir. O planejamento é tudo dentro de qualquer negócio;
- Aprenda a ouvir as pessoas com atenção.

A estudante Eny Lemos fez mais do que isso: aprendeu a ouvir a si mesmo quando desistiu de seguir a carreira do pai, que é contador. Ela abandonou tudo e voltou à sala de aula para tentar uma vaga na faculdade de medicina: "Eu acordava com aquela sensação que eu ia trabalhar e que as oito horas diárias não passavam, enquanto meus colegas estavam super satisfeitos. Eu vou acordar de manhã satisfeita, feliz e vou atender meus pacientes da melhor maneira possível".

Pesquisa da Michael Page revela as principais razões que fazem os colaboradores deixarem o trabalho. Uma nova oportunidade na carreira é o principal motivo (22%) para os profissionais pedirem demissão. Sentir-se estagnado e desestimulado são as razões de 17% e 15%, respectivamente, dos consultados. Já insatisfação salarial e baixa qualidade de vida, ambos, são citados por 8% dos profissionais.

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